No cenário tecnológico atual, a inovação acontece em velocidade recorde, e grande parte desse avanço se deve ao modelo de Software Livre e Open Source. Hoje, a base da infraestrutura da internet, dos supercomputadores e da nuvem (Cloud Computing) roda sobre software livre. Não se trata apenas de ser gratuito, mas sim de liberdade. Quando um software é livre, ele vem com o código-fonte aberto, ou seja, qualquer pessoa pode ver como ele foi feito, estudar seu funcionamento, modificá-lo para melhorar ou adaptar às suas necessidades e compartilhar essas melhorias com o mundo. É um modelo baseado na colaboração, na transparência e no compartilhamento de conhecimento. Adotar software livre não é apenas uma estratégia de redução de custos com licenças, mas uma vantagem competitiva. Ele oferece flexibilidade pois não ficam presos a um único fornecedor, garantem maior segurança através da auditoria comunitária constante e permitem uma customização que softwares fechados jamais poderiam oferecer. E não devem nada aos sistemas que são comercializados, pois são robustos, confiáveis, estáveis e todos que estão envolvidos nessa filosofia estão sempre prontos a ajudar com tutoriais, exemplos, modelos, estudos de casos, entre outras comodidades O software livre transformou a tecnologia de um produto estático em um ecossistema colaborativo.
Exemplos de software livre e quais softwares pagos eles podem substituir
Sistema operacional: Linux. O Linux pode substituir o Windows em estações de trabalho ou como Servidor. Tem várias distribuições diferentes e as principais gratuitas são Ubuntu, Debian, CentOS, entre outras.
Bancos de Dados: MySql e PostgreSQL Bancos de dados que podem substituir o SQLServer e o Oracle.
Aplicativos para Escritórios: LibreOffice (Editor de textos, planilha eletrônica, aplicativo para apresentações, etc) e Gimp (Editor de Imagens). O LibreOffice pode substituir o MS Office e o GIMP pode substituir o Photoshop.
Ferramentas para programação Java: NetBeans e Eclipse
, Desenvolvimento de projetos compartilhado em nuvem: Github e Ambiente de desenvolvimento integrado multiplataforma: VsCode
Servidores WEB: Apache e Nginx e Desenvolvimento WEB: BootStrap
Linguagens de Programação: PHP e Python e Cliente de FTP (Transferência de arquivos em servidores): Filezilla
Navegador WEB: Mozilla Firefox e Cliente de email: Thunderbird. O Firefox pode substituir o Chrome e o Edge. O Thunderbird pode substituir o Outlook.
Reprodutor de vídeo e áudio: VLC Media Player e Editor de áudio: Audacity
Software livre: Use, adapte, divulgue, contribua !